Ramo Lobinho

Para a idade dos 7 aos 10 anos, concentra a sua ênfase no processo de socialização da criança, estimulando-a a fazer o “Melhor Possível", que é o seu lema, e ser responsável pelos seus atos. O programa tem por objetivo satisfazer a curiosidade, desenvolver a criatividade e os talentos, e além do mais, estimular o seu desenvolvimento mental e físico. Os lobinhos se agrupam em quatro matilhas (pequenos grupos de seis lobinhos cada), dentro de uma Alcateia, dirigida por um Chefe.

Ao iniciar-se no Movimento Escoteiro a criança entra para uma Alcateia e se toma um lobinho, passando pela Prova da Pata Tenra e fazendo a Promessa do Lobinho. Lembramos que a Promessa é feita individualmente pelo Lobinho. na frente de todos os membros da Alcateia, como um compromisso pessoal e voluntário, não obrigatório, talvez um dos primeiros de sua vida.

Não sabemos o motivo exato mas existem duas possíveis razões, que até se complementam, para o uso da imagem dos lobos no escotismo.

A primeira está baseada na história do Livro da Jângal (Jungle Book), onde um pequeno menino se perde na selva e é criado por uma família de lobos. seu nome, Mowgli. Mowgli aprende tudo que sabe com os velhos lobos, cuja sabedoria e bondade se fazem presentes em cada ação. A família dos Lobos é poderosa e sua força vem do grupo. São capazes de ações verdadeiramente incríveis, devido à grande confiança e respeito que tem pelo Akelá, que é o lobo mais adestrado, o mais leal, o mais inteligente e, principalmente, o mais justo. o Livro da Jângal (Jungle Book) foi escrito por Rudyard Kipling, famoso escritor inglês ao qual foi outorgado o Prêmio Nobel de Literatura de 1907.

A outra razão é a própria experiência de vida de Baden-Powell, oficial inglês que serviu por algum tempo na África. Lá, ele observou que os Zulus eram pessoas muito adestradas em exploração, observação, etc. Os jovens da tribo passavam por provas rigorosas e o melhor entre eles recebia o nome de Lobo. Os meninos da tribo gostavam de ficar observando e seguindo esses bravos rapazes. Os mais espertos e melhores destes

meninos eram chamados de Lobinhos, os futuros Lobos da tribo.

Até antes das alterações ocorridas em 2001, o chefe de cada alcateia se chamava Akelá e seus assistentes: Balu, Baguera, Caã ou Chil, todos nomes da história de Mowgli.

E cada Matilha era liderada pelo Iobinho mais velho, chamado Primo e por um Segundo Primo. Os Iobinhos podiam conquistar vários distintivos, como 1ª Estrela, 2ª Estrela, sendo o seu grau máximo a conquista do distintivo Cruzeiro do Sul.

 

NOTA: No ano de 2001, ocorreram alterações no Programa Lobo, que estão em implantação no Caramuru, dentre elas: os nomes da história do Mowgli já não são mais associados aos chefes, mas sim as áreas de desenvolvimento do Lobismo (caráter; intelectual, social, afetivo, físico e espiritual); a designação Segundo Primo passou a não existir mais; as etapas de progressão passarão de 1ª e 2ª Estrela para ”Pata Tenra

Saltador”, "Rastreador” e "Caçador“ e estarão vinculadas a idade da criança; por fim, o Cruzeiro do Sul ainda é o grau máximo, mas desvinculado das etapas de progressão. O ramo Lobinho foi o primeiro a implantar modernizações, que acontecerão progressivamente nos outros ramos, também.

 

Algumas atividades regionais para Iobinhos são organizadas anualmente pela UEB-SP, como o Rally Regional