Ramo Escoteiro

Para a idade dos 11 aos 14 anos anos, enfatiza o processo da criação e ampliação da autonomia. O programa fundamenta-se na vida em equipe e no encontro com a natureza, sem se descuidar de outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade. Cada Tropa de Escoteiros é dividida em Patrulhas (grupos de 9 a 11 membros, liderados por um deles, o monitor e seu submonitor). Cada Patrulha tem sua bandeirola, seu grito de guerra e um animal como símbolo).

O Escoteiro é estimulado através da conquista de distintivos e cordões. Para fazer a Promessa e conquistar o distintivo de Escoteiro, é preciso tirar Prova de Noviço, com conhecimentos de Escotismo, cidadania, saúde e valores. Outros distintivos que podem conquistar são: Escoteiro de 2ª Classe, de 1ª Classe, Cordão Verde e Amarelo, Cordão Vermelho e Branco, sequencialmente até o Lis de Ouro, que é o grau máximo como escoteiro.

O Chefe de Tropa e seus monitores de Patrulha se reúnem numa "Corte de Honra" para avaliar o grupo tendo como parâmetro a Lei Escoteira. Essa é a principal função da "Corte de Honra".

O lema dos escoteiros é Sempre Alerta.